O RallySpirit Altronix, prova automobilística em constante afirmação no contexto dos Rally-Legends mundiais, contará, na sua 5ª edição, com uma verdadeira “chuva” de míticos carros de ralis, com especial destaque para os famosos “Grupo B”, que, nos anos 80, coloriram a era dourada dos ralis.
Aliás, os “Grupo B” são a temática da edição deste ano, que irá para a estrada entre 8 e 10 de novembro, e que conta com um forte nível de internacionalização, prometendo ser a mais apelativa desde que, em 2015, se estreou em solo português. Das mais de 100 equipas inscritas de nacionalidades portuguesa, espanhola, sueca, alemã, inglesa e belga (de um limite máximo de 120), as presenças de maior destaque estão precisamente reservadas para os denominados “Super-Grupo B”, capazes de, pela sua raridade e espetacularidade, fazerem vibrar os aficionados dos ralis como nenhuns outros.
No topo da lista, encontra-se o Audi Sport Quattro S1, que será pilotado pelo ex-Campeão do Mundo de Ralis, Stig Blomqvist, que é também o “cabeça de cartaz” da prova. Mas ao “monstruoso” Audi, juntar-se-ão alguns dos seus rivais da altura, como o Peugeot 205 Turbo 16 E2, o Ford RS200 e o MG Metro 6R4, verdadeiros ex-libris dos ralis dos anos 80.
Aos emblemáticos “Super Grupo B” associar-se-ão ainda outros históricos “Grupo B”, como os famosos, Audi Quattro A2, Lancia 037 e Renault 5 Turbo, para além de outros modelos igualmente célebres de Grupo 4, Grupo A e mesmo WRC (World Rally Cars).
Para Pedro Ortigão, um dos responsáveis da X Racing, “há muito que já tínhamos prometido que traríamos ao RallySpirit Altronix alguns dos mais emblemáticos carros de ‘Grupo B’ e ficamos muito satisfeitos que isso se torne possível nesta quinta edição, que representa a internacionalização definitiva da prova, com a vinda de alguns dos principais protagonistas dos Rally-Legends a nível mundial, que, em muito, ajudarão a prestigiar este rali”.
Mais detalhes, que incluem o programa completo desta 5ª edição do RallySpirit Altronix 2019, serão conhecidos a 17 de outubro, numa altura em que já se sabe que a prova estará dividida no dia do seu arranque (sexta-feira, 8 de novembro) entre Vila Nova de Gaia (Partida Simbólica e Super Especial) e o Porto (Parque de Acolhimento no “Queimódromo” e receção noturna na Av. Aliados); visitará a cidade de Barcelos com diversas provas especiais e uma Super Especial noturna (sábado, 9 de novembro); e terminará com passagem pelas tradicionais classificativas das edições anteriores, em Santo Tirso e Coronado, antes da chegada a Gaia (domingo, 10 de novembro).
Fonte: Jornal AutoSport